IRP e PPS: guia rápido e prático.

O Irish Residence Permit (IRP) e o Personal Public Service Number (PPS) são os documentos mais importantes na regularização da sua jornada como intercambistas. E para consegui-los o processo é simples, rápido e pouco burocrático.

IRP

Para intercambistas que pretendem ficar mais de 90 dias na Irlanda, o Irish Residence Permit (IRP) é um documento obrigatório. Em tese, este é o visto de estudante irlandês, o famoso STAMP 2.  O cartão IRP prova que você está residindo legalmente na Irlanda. Você deve sempre o carregar com você e apresentá-lo às autoridades, se solicitado. Costumamos dizer que este documento é semelhante ao RG brasileiro.

A consultoria da Point Intercâmbios está sempre a disposição para tirar dúvidas sobre o processo, mas a solicitação deve ser feita pelo aluno. O aconselhável é que seja feito quanto antes, já que a estadia no país sem este documento só é permitida por 90 dias. 

Como solicitar o IRP?

Este documento é emitido pela Garda National Immigration (GNIB) ou pela Immigration Service Delivery (ISD), em Dublin. Cada cidade possui uma forma de emissão – informe-se com a sua escola ou agência de intercâmbio qual o procedimento correto para a cidade do seu intercâmbio.

Aliás, pode ser que você ouça algumas pessoas o chamando de GNIB, nome usado antigamente por ser emitido pela Garda National Immigration Bureau (GNIB). O agendamento para emissão do IRP poderá ser feito por telefone ou e-mail e no dia da entrevista você precisará apresentar os seguintes documentos:

– carta da escola,

– comprovação do seguro saúde,

– comprovação financeira de pelo menos 4.500 EUROS,

– comprovante de endereço,

– passaporte válido,

– Pagamento da taxa de 300 EUROS para emissão do IRP.

PPS

Já o Personal Public Service Number (PPS) é o documento que irá te habilitar para trabalhar na Irlanda, ter acesso a alguns serviços públicos, tornar-se titular de contas com concessionárias de energia, etc. Costumamos dizer que este documento é semelhante ao CPF brasileiro.

A consultoria da Point Intercâmbios está sempre a disposição para tirar dúvidas sobre o processo do PPS, mas a solicitação, que é toda online, deve ser feita pelo aluno.

Como solicitar o PPS?

A emissão do PPS não possui taxa, como no IRP. Para isto, você deverá enviar para o governo os seguintes documentos:

– foto do passaporte,

– comprovante de endereço,

– carta de recomendação do empregador.

Solicite seu PPS clicando aqui.

Com a Point Intercâmbios você terá o suporte que seu intercâmbio merece para brilhar em sua jornada pelo exterior.

Fecha com a Point e vem sem medo!

Até a próxima, futuro Pointer!

Está gostando do conteúdo? Compartilhe.

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email