Intercâmbio na Irlanda: seguro governamental e seguro saúde são o mesmo?

Quando você começa a planejar um intercâmbio na Irlanda, logo descobre que precisará de um seguro saúde. Mas até aqui, sem problema, pois esta deve ser uma das primeiras preocupações de um intercambista. Porém, em meio às suas pesquisas você se depara com o termo Seguro Governamental. É aqui que pode começar a dúvida. Mas afinal, qual a diferença entre eles?

Direto ao ponto, o Seguro Governamental serve para cobrir uma emergência no serviço de saúde pública da Irlanda — que, na verdade, não é tão público assim. É um dos itens obrigatórios de quem pretende ir para a Irlanda, já incluso nos nossos pacotes de intercâmbio da Point.

Embora seja obrigatório, o seguro governamental tem limitações significativas, pois cobre apenas os casos mais graves, como morte ou perda de um membro. Ou seja, ele garante o acesso ao sistema de saúde, mas não de gratuidade.

Diferente do Brasil, a Irlanda não possui um sistema publico de saúde gratuito.

Por exemplo:

Você está com uma dor no estômago há alguns dias e decide ir ao médico. Uma consulta no Clínico Geral pode custar a partir de €60, dependendo de onde você for atendido. Dependendo do diagnóstico, você poderá ser encaminhado para outro médico, em outra especialidade, ou para um hospital. Em ambos os casos serão cobradas outras taxas pelos serviços.

ISTO MESMO! E como o poema José de Carlos Drummond de Andrade: e agora, José?

Agora a grande dica é você investir em um Seguro Saúde Privado!

Além do seguro obrigatório, uma das medidas mais assertivas que um intercambista pode fazer é contratar seguros de saúde internacionais que abranjam mais serviços e não somente urgências e emergências.

Neste caso, o mais recomendado é que você opte por um seguro viagem completo que abranja toda a Europa, pois seu intercâmbio não ficará restrito à Irlanda. Estes contratos oferecem apólices que trazem mais tranquilidade para a sua jornada, cobrindo potenciais imprevistos de forma adequada e eficaz.

Como escolher adequadamente uma seguradora?

  1. Pesquise a reputação da seguradora no mercado. 
  2. Verifique se ela está autorizada a operar.
  3. Pesquise seus índices de satisfação e solução de problemas em avaliações no Google e redes sociais ou instituições como o Better Business Bureau.

DICA POINT!

Além do Seguro Governamental incluso em nossos pacotes, também trabalhamos com parcerias de Seguro Privado especializados em intercâmbio na Europa. Caso você considere uma cobertura de saúde mais completa para a sua jornada, fale com o seu consultor Point para adicionar este serviço.

Com uma cobertura mais abrangente, você poderá aproveitar ao máximo cada momento do intercâmbio, pois estará protegido de todas as formas possíveis quando o assunto for saúde.

E aí, vamos dar o START nesta jornada pelo exterior? Fale agora mesmo com um dos nossos consultores pelo WhatsaApp

Até a próxima, futuro Pointer!

Está gostando do conteúdo? Compartilhe.

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email