Como o inglês virou o idioma mais falado em todo mundo?

Mesmo o inglês não sendo a língua oficial da maioria dos países, as fortes relações comerciais feitas pelos EUA em todo planeta e suas constantes e avançadas tecnologias “forçaram” muitos profissionais e estudiosos em todo mundo a aprenderem a “falar em inglês”. Consequentemente, aos poucos, muitas palavras foram incorporadas ao cotidiano destes países. 

A exemplo, podemos falar do substantivo news identificando que um determinado programa é sobre notícias, o famoso e-mail identificando o “correio eletrônico” e até o famoso “Xis” do querido “X-burguer” que tem origem cheese (queijo). E a história desse último vem lá de 1952, quando no Rio de Janeiro a rede de fast foods Bob’s abriu sua primeira loja e começou a vender seu famoso pão com carne e queijo, o cheeseburguer

Além das relações comerciais, ainda podemos destacar como as colonizações feitas pela Inglaterra também contribuíram para a predominância do idioma, levando-o até mesmo para a América do Sul, com a Guiana, e Ásia, com a dominação da Índia por quase um século.

Naturalmente o inglês se tornou o mais falado no mundo. Segundo a Enciclopédia Britannica, em 2020 existiam cerca de 1 bilhão e 270 milhões de falantes de inglês em todo o mundo, graças à sua popularização entre países para além do grupo Estados Unidos, Reino Unido e Canadá, como a populosa Índia, Filipinas e África do Sul. 

Depois do inglês, o destaque vai para as línguas nativas de países populosos, como o chinês mandarim e o idioma oficial da Índia, o hindi. Contudo, estas não se tornaram uma língua franca global, ou seja, aquela escolhida entre duas pessoas que não falam a mesma língua materna para se comunicarem.

A língua inglesa se tornou uma chave que abre inúmeras oportunidades de trabalho e culturais. Por isto, para quem quer se destacar no mercado ou ter uma maior liberdade geográfica em viagens, além de usufruir de forma mais intensa as coisas que este mundo oferece em música, cinema, arte, entre outros, achar uma forma de destravar o inglês é fundamental.

Intercâmbio é o melhor método para ganhar fluência no inglês

Quando você faz um intercâmbio em um país de língua inglesa, seu cérebro é estimulado a pensar em inglês. Sabe quando aquele seu amigo que se mudou para o exterior esquece uma palavra em português que sempre falou? Isto é real! É um efeito da imersão no idioma. A palavra em português não foi apagada do cérebro do seu amigo, acontece que agora a nova palavra (em inglês) é o significado daquilo que ele quer dizer. Ele está pensando em inglês!

Muitas escolas em países de língua nativa que não é o inglês até tentam fazer imersões com acampamentos e eventos totalmente no idioma, mas isto passa em poucas horas ou dias. E logo a rotina no idioma materno é retomada. Em poucos casos, algumas pessoas ganham uma fluência com filmes, leitura, música e calls com nativos de língua inglesa, mas o esforço é muito maior do que se estivem inseridos na rotina de um intercâmbio.

E se intercâmbio é o pote de ouro que tem a chave para o inglês, o arco-iris tem dois nomes de respeito: Irlanda e Malta.

Por que a Irlanda e Malta são destinos perfeitos para aprender inglês e impulsionar sua carreira?

Primeiramente, estes países oferecem a imersão linguística completa que você precisa. Além do inglês ser a língua oficial, são países com muitos estudantes internacionais e forte em turismo, guiado pelo idioma.

O segundo destaque é aquele ponto extremamente vantajoso: oportunidade de trabalhar durante o intercâmbio. Como o visto para estudantes, nestes países é permitido que os alunos trabalhem. E pode ter certeza que há muitas oportunidades para ganhar aqueles EUROS que vão ampliar as possibilidades durante sua jornada, como viajar por outros países.

Viajar é um terceiro ponto positivo para escolher um destes países. Como pertencem ao Espaço Schengen, você poderá viajar somente com o visto de estudante para países como Alemanha, Bélgica, Espanha, Finlândia, França, Grécia, Itália, Noruega, Portugal, Suíça., entre outros.

Há muitos outros benefícios em fazer um intercâmbio nestes países, mas falaremos sobre eles nos próximos blogs.

E aí, vamos dar o START nesta jornada pelo exterior e entrar na fila das melhores oportunidades em um mundo globalizado e dominado pela língua inglesa? 

Fale agora mesmo com um dos nossos consultores pelo WhatsaApp

Até a próxima, futuro Pointer!

Está gostando do conteúdo? Compartilhe.

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email