Conheça um pouco mais sobre a organização administrativa de Malta: seu próximo destino de intercâmbio!

Malta é sem dúvidas um destino encantador para quem deseja trabalhar e estudar em uma nação europeia. A República de Malta é um arquipélago composto por três ilhas: Malta, Gozo e Comino. Malta (que tem o mesmo nome do arquipélago) é a maior e a mais populosa, seguida por Gozo, enquanto Comino é a menor e menos habitada, servindo mais como um refúgio natural. Ou seja, o seu destino será o arquipélago todo e não somente a ilha de Malta!

Como as cidades são organizadas?

Devido à sua geografia compacta, as cidades e os vilarejos malteses são notavelmente pequenos e próximos uns dos outros. A capital, Valletta, é uma das menores capitais da Europa, com pouco mais de 6 mil habitantes.

Outras cidades como St Julians, St Paul’s Bay, Sliema e Swieqi também são relativamente pequenas em extensão. Inclusive, ao caminhar por Malta você poderá que está em um mesmo bairro, quando, na verdade, já mudou de cidade, pois não há grandes distinções entre os limites urbanos.

Mas, afinal, como as cidades são administradas?

A administração política de Malta é bastante centralizada, refletindo seu pequeno tamanho e sua densa concentração populacional. Malta é uma república parlamentarista e a menor nação da União Europeia, tanto em área quanto em população. 

Nota: na república parlamentarista, o chefe de estado é o Presidente, porém seu papel é mais cerimonial. O poder executivo é exercido pelo Primeiro-Ministro e seu gabinete. O Parlamento é onde se concentra a autoridade legislativa do país.

As cidades e os vilarejos são administrados por Conselhos Locais. Ao todo, há 68 local councils responsáveis, os quais têm certa autonomia para gerenciar questões do cotidiano, como manutenção de ruas, limpeza, organização de eventos comunitários e gestão de espaços públicos. Eles possuem um poder mais “consultivo” e um executivo mais limitado, que atua mais como um intermediador entre a população e o governo nacional. 

Estes conselhos são fundamentais na organização política de Malta, pois desempenham um papel importante no fornecimento de serviços públicos básicos e na promoção de iniciativas locais.

Os Conselhos Locais são eleitos diretamente pela população de cada área a cada quatro anos.

Cada conselho é presidido por um “Mayor” (presidente), que atua como líder do conselho local, coordenando suas atividades e representando a cidade em eventos oficiais. No entanto, as decisões mais amplas que afetam o país como um todo são tomadas a nível nacional. Ou seja, não existe a figura do prefeito.

Se você quer saber mais curiosidades sobre Malta, continue nos acompanhando. Já ouviu falar nos barcos com olhos? Não? Clique aqui e veja que história!

Se está começando agora a planejar seu intercâmbio, temos 4 DICAS bem sinceras para você. Veja quais clicando aqui!

Se você já se decidiu por Malta, fechar logo com a Point Intercâmbios, agência de intercâmbios 5 estrelas nas avaliações do Google que também tem um suporte especial para quem escolheu a ilha do Mediterrâneo como o seu próximo destino.

Entre em contato conosco e solicite um orçamento!

Até a próxima, futuros pointers!

Está gostando do conteúdo? Compartilhe.

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email