A Irlanda possui uma lista de ocupações com escassez de profissionais com as competências necessárias, a chamada Critical Skills Occupations List. Os profissionais que atendem aos requisitos desta lista possuem grandes chances de conseguir uma autorização de emprego especial na ilha, a Critical Skills Employment Permits. Este visto possui alguns benefícios interessantes, como a garantia de um salário acima da média dos General Skills e permissão de trabalho para cônjuges e parceiros
Quais as áreas contempladas pelo programa Critical Skills?
- Ciências da vida: médicos, enfermeiros, farmacêuticos, biólogos e profissionais da saúde em geral.
- Construção: carpinteiros, eletricistas, encanadores, pedreiros e outros profissionais especializados.
- Engenharia: engenheiros civis, eletricistas, mecânicos, químicos e de outras áreas.
- Finanças: analistas financeiros, contadores, auditores e especialistas em seguros.
- Manufatura: operadores de máquinas, técnicos de produção e especialistas em controle de qualidade.
- Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC): desenvolvedores de software, analistas de sistemas, especialistas em segurança cibernética e muito mais.
Requisitos para o Critical Skills Employment Permit
Para se candidatar ao visto de trabalho Critical Skills, você precisa atender a alguns requisitos específicos:
- Possuir qualificações e experiência relevantes: diploma de nível superior (traduzido para o inglês) ou equivalente, além de experiência profissional comprovada na área de atuação.
- Oferta de emprego válida: uma carta de oferta de emprego de uma empresa irlandesa registrada na lista de Critical Skills. A oferta deve especificar o cargo, salário, benefícios e duração do contrato (mínimo de 2 anos).
- Salário mínimo: o salário anual oferecido deve ser igual ou superior aos valores estabelecidos pelo governo irlandês, variando conforme a profissão e experiência. Em 2024, o limite mínimo de remuneração para um profissional da Critical Skills Employment Permit varia de 30 a 64 mil EUROS, dependendo da profissão.
- Inglês: demonstrar proficiência na língua inglesa.
- Documentação completa: reunir todos os documentos exigidos, como passaporte válido, certidão de nascimento, comprovante de qualificações, histórico profissional e exames médicos, se necessário.
- Paramento da taxa de licença de trabalho: em 2024, o valor desta taxa é de mil EUROS, com devolução de 90% caso a inscrição não seja bem-sucedida.
Outra modalidade de visto para trabalho são as General Skills, onde todas as profissões são consideradas. Nesta modalidade, por exemplo, o salário mínimo é de 27 mil EUROS e o contrato de trabalho pode ser de 1 ou 2 anos, prorrogando até no máximo 5 anos.
Transforme seu visto de estudante em um Critical Skills Employment Permit
Isto mesmo, é possível transformar o seu STAMP 2 em um Critical Skills Employment Permit. Se durante o seu intercâmbio você se qualificar para alguma Critical Skills ou General Skills, bastará solicitar ao governo e passar pelo devido processo de seleção, apresentar documentação e pagar as taxas devidas.
Neste sentido, um intercâmbio para estudar inglês é uma excelente forma de se preparar para solicitar um visto de trabalho na Irlanda, pois além de alcançar o nível de proficiência exigido, você ainda estará mais próximo das oportunidades de trabalho e poderá formar uma network favorável para acessar tais vagas.
Tudo depende dos seus objetivos na Irlanda e a sua estratégia para alcançar estes objetivos.
Saiba se a sua profissão é uma Critical Skill clicando aqui.
Até a próxima, Pointers!