Cuidar bem da saúde é uma regra é válida para a vida toda, mas quando o assunto é intercâmbio, conhecer bem a sua saúde e o sistema de saúde do país do seu intercâmbio é essencial para não ter surpresas desagradáveis durante a sua jornada.
Se com pequenas mudanças do clima em nosso dia a dia a nossa saúde já precisa de atenção, quando o assunto é mudar de um hemisfério do globo para o outro, a situação fica mais delicada. E não se trata somente do clima, ainda tem o sistema de saúde do país ou até mesmo sua legislação sobre medicação. Por isto, se você está planejando seu intercâmbio, preste muita atenção às dicas a seguir.
Antes de embarcar, faça um check-up!
Se você faz uso de medicação contínua ou controlada, tem o direito de portar a quantidade necessária para todo o período do seu intercâmbio. Mas para isto, irá ter de comprovar por meio de atestado médico, caso seja questionado por algum agente de imigração ou outras autoridades. Por isto, fazer um check-up médico é fundamental para que o seu médico possa te orientar adequadamente sobre os cuidados que você deverá tomar em um novo país. E lembre-se: a prescrição médica deve ser em seu nome e traduzida para o inglês, confirmando a necessidade do medicamento e a quantidade.
Caso você precise comprar estes remédios na Irlanda, você precisará de uma prescrição médica irlandesa. E para isto, deverá pagar por uma consulta médica.
Proteja-se da famosa hay fever, a alergia do pólen.
Todos os anos, a primavera europeia traz consigo a famosa hay fever, uma alergia respiratória gerada pelo pólen, um pó fino produzido por plantas, árvores ou flores na fecundação de outras plantas de suas espécies. Os sintomas da hay fever são bem semelhantes aos de outras alergias comuns, como espirros, tosse, coceira na garganta e olhos ardentes ou lacrimejantes. Mas há outros sintomas que podem incomodar mais, como a congestão nasal, a dor de cabeça e de garganta.
Provavelmente, este será um alerta importante do seu médico durante o check-up pré-embarque. Caso ele não fale, peça-o orientações, especialmente se você já possui doenças respiratórias como asma, bronquite, rinite alérgica ou sinusite.
Conheça o sistema de saúde irlandês.
Este é um tópico que exige um post só para ele, com mais informações. Mas por hora, você precisa saber que, na Irlanda, todo intercambista precisa de um seguro saúde. Não há um sistema de saúde público universal como no Brasil. Na Irlanda, os assistidos com auxílio em saúde são idosos, desempregados e crianças.
O seguro saúde exigido pela Irlanda é o Seguro Governamental, o qual será utilizado em caso de emergências. Mas este seguro é bem limitado, cobrindo basicamente emergências. Caso você precise de uma consulta médica, deverá pagar por ela. A indicação que fazemos é que você adicione ao seu intercâmbio um seguro saúde privado, que possui benefícios que vão deixar você muito mais tranquilo e ainda são aceitos nos outros países que certamente farão parte da sua jornada pelo exterior.
Mantenha a saúde em dia durante o intercâmbio.
Chegou à Irlanda para o seu intercâmbio com a saúde em dia? Muito bem! Agora, continue a mantê-la em dia.
Cuida bem da sua saúde física durante o intercâmbio! A Irlanda é um país de paisagens exuberantes, por isto, aproveite para caminhar, fazer exercícios e cuidar da sua saúde durante o intercâmbio.
Atenção à sua alimentação! A adaptação a uma nova culinária também pode ser desfavorável tanto para o ganho, quanto para a perda não saudável de peso. Além da adaptação aos novos sabores, ainda tem a adaptação aos preços dos alimentos nos supermercados, o que pode ser bem tentador e te fazer ganhar alguns quilinhos durante a sua jornada.
Atenção à sua saúde emocional! Não se esqueça de quem ficou. Mantenha o contato com os seus familiares e faça novos amigos.
Mente sã, corpo são? Que a sua jornada pelo exterior seja inesquecível!
Até a próxima, Pointers!